REGULAMENTO
1. INSCRIÇÕES
VERÃO PARA TODOS - SÃO VICENTE, será realizado nos dias 13 e 14 de janeiro de 2024, no local Local: Al. Paulo Gonçalves - Ilha Porchat.
VALOR DE INSCRIÇÃO
- Inscrição free.
1.2 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
Não serão aceitas inscrições em 2 categorias de classe diferente e nem atletas jogarem mista em categoria abaixo da categoria de classe que ele estiver inscrito.
Caso alguma irregularidade aconteça, o atleta será excluído da categoria irregular.
DIVISÃO DE CATEGORIAS
• Masculina, Feminina e Mista (Duplas)
• Classe A – B – C – Fun
SORTEIO DAS CHAVES
O sorteio dos grupos é feito de forma automatizada pelo LetzPlay antes do evento e as chaves publicadas na sequência.
Depois da divulgação do sorteio, poderá realizar a troca de parceiro até antes do início da categoria.
2. REGRAS GERAIS
O torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da FPBT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
2.1 FORMA DE DISPUTA
O torneio irá ocorrer no formato de Grupos Round Robin (todos x todos) + Chaves Eliminatórias.
3. REGULAMENTO DOS TORNEIOS
3.1 SISTEMA DE DISPUTA CATEGORIAS
- Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6x6, joga-se um tie-break de 7 pontos com diferença mínima de 2 pontos.
- Cada grupo terá 3 ou no máximo 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos dentro do grupo.
- Cada grupo terá 2 duplas classificadas para a fase seguinte ELIMINATÓRIA.
3.2 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de sets
2º Sorteio
EM CASO DE 2 DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game, portanto, a pontuação no tie-break não importa pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6.
4. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou organizador geral, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o arbitro geral ou seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
4.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
5. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página do letzplay antes do início do torneio. O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos e formas de disputas, caso seja necessário, devido a alguma ocorrência ou fatores climáticos que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas.
Não havendo o mínimo de 03 duplas na categoria escolhida, esta categoria será cancelada.
6. W.O
O w.o. será aplicado caso uma dupla ou uma atleta da dupla não tenha marcado presença até 15 minutos após o horário previsto para o início do seu GRUPO.
Após essa publicação nenhuma troca será aceita e a dupla que não puder comparecer será dado o WO.
Na fase de grupos, em qualquer tempo que o WO seja aplicado, todos os outros resultados serão anulados.
7. CABEÇAS DE CHAVE
Para efeito de classificação para a fase seguinte, sempre que houver o benefício de uma dupla avançar de “BYE” o critério utilizado será o primeiro colocado do Grupo 1 em diante.
Ex. 5 grupos - 10 duplas classificadas
6 duplas passam direto (as primeiras colocadas do grupo 1 ao 6).
8. CRUZAMENTO
Os cruzamentos da fase eliminatória seguirão o formato da FPBT, chancela oficial da modalidade e varia de acordo com o número de grupos de cada categoria.
9. USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
10. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo(a) jogador(a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
11. SMART FOOT FAULT
Ele ocorre quando o atleta ao sacar pisa dentro da quadra, arrasta a linha ou leva qualquer tipo de vantagem. Nesse caso OS ATLETAS deverão chamar o árbitro geral que irá acompanhar a irregularidade e aplicar a regra caso ache necessário.
12. JOGO CONTINUO
O tempo de aquecimento é de 5 minutos, a primeira virada de quadra e o tie break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 60 segundos para descanso.