REGULAMENTO GERAL
1. INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas através do Letzplay e confirmadas mediante pagamento via Pix e envio do comprovante pelo whatsapp (14) 998374217 até às 20h do dia 27 de Maio, data do encerramento das inscrições.
1.1 Nenhuma inscrição será aceita após o encerramento do prazo estipulado.
1.2 Desistência e troca de parceiro :
- O ressarcimento será feito integralmente, caso seja informado a desistência até às 12 horas do dia 28 de Maio. Após esse período, não haverá ressarcimento da inscrição;
- Caso não haja quórum na categoria e não haja possibilidade de remanejar a dupla: o ressarcimento será integral;
- A troca de parceiro poderá ser realizada até às 12 horas do dia 28 de Maio.
2. DIVISÃO DE CATEGORIAS
- Dupla Feminina: Livre, C e Iniciante;
- Dupla Masculina: A, B, C e Iniciante;
- Dupla Mista: C/Iniciante e Livre
2.1 Cada inscrição feita passará por uma avaliação do nível dos inscritos, caso não esteja de acordo, será passível de remanejamento (com aval da dupla) e/ou exclusão da inscrição.
2.1.1 A avaliação será apenas pelos torneios registrados no aplicativo LetzPlay e seguirá os seguintes critéris:
a) Categoria Iniciante: poderá participar atletas que tenham até 2 títulos e/ou atletas com 1 ou 2 título, mas que não acumule 3 pódios nessa categoria, acima disso deverá jogar a categoria C;
b) Categoria Masculino C: poderá participar atletas que tenham até 2 títulos nessa categoria, acima disso deverá jogar a categoria B;
c) Categoria Feminino C: poderá participar atletas que tenham até 4 títulos nessa categoria, acima disso deverá jogar a categoria Feminino Livre;
d) Categoria Mista Iniciante/C: poderá participar atletas que tenham até 3 títulos na categoria C, acima disso não será permitido a participação;
e) Categoria Masculino B: poderá participar atletas que tenham até 3 títulos nessa categoria, acima disso deverá jogar a categoria Masculino A;
f) Categoria Livre: aberta a qualquer atleta, independente do nível técnico;
g) Qualquer final disputada em categoria acima, impossibilita, automaticamente, a participação do atleta na categoria abaixo;
h) Qualquer participação em categorias como B ou A, impossibilita automaticamente o atleta a participar de duas categorias abaixo. Exemplos: participação em categoria B, impossibilita jogar na categoria iniciante; participação em categoria A, impossibilita jogar na categoria C;
i) Os torneios válidos para conferência serão todos torneios registrados na Letzplay na categoria simples e na categoria duplas (mista, feminina ou masculina);
OBS: Atletas com mais de um perfil no Letzplay que for identificado, iremos averiguar cada perfil, para que possamos manter os critérios estabelecidos.
2.1.2 Atletas não podem atuar em níveis diferentes de categoria, caso tenha a mesma opção na outra categoria:
Masculino ou Feminino Iniciante, disputa Mista C/Iniciante;
Masculino ou Feminino C, disputa Mista C/Iniciante;
Masculino ou Feminino B ou A não pode participar da Mista C/Iniciante.
3. REGRAS GERAIS
Seguiremos em geral, as regras vigentes da ITF.
4. PREMIAÇÃO
Feminino e Masculino Iniciante:
1° lugar: $200 + troféus
2° lugar: $100 + medalhas
3° lugar: medalhas
Feminino e Masculino C:
1° lugar: $700 + troféus
2° lugar: medalhas
3° lugar: medalhas
Mista C:
1° lugar: $500 + troféus
2° lugar: medalhas
3° lugar: medalhas
Masculino B:
1° lugar: $800 + troféus
2° lugar: medalhas
3° lugar: medalhas
Mista Livre:
1° lugar: $600 + troféus
2° lugar: medalhas
3° lugar: medalhas
Feminino Livre:
1° lugar: $1000 + troféus
2° lugar: medalhas
3° lugar: medalhas
Masculino A:
1° lugar: $1000 + troféus
2° lugar: medalhas
3° lugar: medalhas
A categoria que não atingir no mínimo 6 duplas terá sua premiação recalculada em 50%.
5. REGULAMENTO GERAL
5.1 NÚMERO DE INSCRITOS
O mínimo de 4 duplas é obrigatório para a disputa de qualquer categoria
5.2 SISTEMA DE DISPUTA: FASE DE GRUPOS e FASE ELIMINATÓRIA
- 4 e 5 duplas: joga-se grupo único – todos contra todos e a própria colocação define a classificação final;
- 6 duplas e acima: joga-se a fase de grupos e fase eliminatória
- Para jogos do grupo, R32, R16, quartas de final, semi-final e final: joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie-break (até 7 pontos).
- Para a disputa de 3° lugar, joga-se um super tie break (até 10 pontos).
5.3 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os critérios estabelecidos da seguinte forma:
Será considerado empate se dois ou mais participantes do grupo estiverem com o mesmo saldo de vitórias/derrotas.
Havendo o empate entre 2 participantes, o critério para desempate será baseado no confronto direto.
Havendo o empate entre 3 ou mais participantes, o critério para desempate será:
saldo de sets
saldo de games
aproveitamento (%) de sets
aproveitamento (%) de games
sorteio
Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate triplo ocorrer o empate entre apenas duas duplas, será decidido no confronto direto.
5.4 CRITÉRIOS PARA FORMAÇÃO DE GRUPOS E CHAVE
Todas duplas serão sorteadas de forma igual e destinadas em cada grupo conforme indicado no sorteio; Não terá nenhuma dupla destinada como cabeça de chave previamente.
6. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela), a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
PS. QUALQUER OCORRÊNCIA EM QUADRA DEVERÁ SER INFORMADA AO ARBÍTRIO GERAL PARA SER APLICADA AS DEVIDAS PENALIDADES.
6.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1a penalidade: advertência
- 2a penalidade: perda de ponto
- 3a penalidade: perda de game
- 4a penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante o evento.
6.2 ROUPAS E ACESSÓRIOS
- Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga.
- Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro nas quadras de jogo.
- É proibido entrar calçado nas quadras.
7. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e será disponibilizada com antecedência aos atletas.
A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou não. O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de linha.
Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao beach tenista presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o beach tenista presente a esperar mais do que previsto em regulamento e o resultado será de 6x0.
Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos.
Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, por quaisquer motivos, sempre a fim de garantir o bom andamento do mesmo, desde que avisado com a devida antecedência de divulgação aos atletas estabelecidas no presente regulamento.
8. USO DE IMAGEM
O atleta autoriza a organização a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
9. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.