Será analisado o LetzPlay da pessoa, se a pessoa vir disputando por exemplo sempre a categoria B ela não poderá de forma alguma se inscrever na Iniciante, sendo assim todos autorizam de forma irrevogável a direção do evento a relocar a inscrição para categoria acima exemplo, joga sempre na B e fez inscrição na iniciante, relocação para C.
Outra situação ex: Se o atleta é jogador na Categoria C e tem a vontade de experimentar o jogo na Categoria B, ele é livre para jogar.
Agora se o atleta é jogador de C e quer jogar iniciante como segunda categoria, será analisado o Letzplay e conversado com o mesmo sobre o porque da escolha.
* Se acontecer de qualquer categoria de somente 4 duplas, será jogado todos contra todos.
Todos se classificam para semi final
O 1º joga contra o 4º
O 2º joga contra o 3º
Os ganhadores fazem a final
REGRAS GERAIS
Seguiremos as regras vigentes da ITF / ATP e WTA.
FORMATO DE DISPUTA
Todos os jogos – joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie-break (até 7 pontos).
As definições de cabeças de chave, serão feitas através de sorteio pelo sistema LetzPlay.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS
Número de vitórias.
Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º colocado).
Melhor saldo de games (caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1º ou 3º, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto).
Sorteio (será aplicado no caso das 3 (três) duplas terem saldo de games iguais.
EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS
Será considerado o vencedor do confronto direto.
Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0.
Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo.
Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games.
Nos grupos, a dupla que perder por WO ou desistência, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
Critérios para cabeças de chave: desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se todos os grupos tiverem números iguais de duplas).
• Maior número de vitórias
• Melhor saldo de sets
• Melhor saldo de games
• Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se os grupos tiverem números diferentes de duplas):
• Sets average
• Games average
• Sorteio
O segundo classificado do grupo vai para sorteio e sempre joga contra o primeiro classificado, não podendo jogar na primeira eliminatória contra uma dupla do mesmo grupo anteriormente jogado. Ex.: 1º A x 2º A. Caso aconteça, o sorteio é refeito.
ARBITRAGEM
Árbitro geral do torneio:
Será definido uma semana antes do evento
A programação de jogos, horários e informações sobre as chamadas serão divulgadas em tempo real a plataforma da LetzPlay e de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio.
Todos jogos do só poderão ser realizados nas dependências da Arena Beach Sports e com supervisão da arbitragem.
O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira. Neste caso, o árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras.
Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
O árbitro geral estará sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio.
Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao atleta presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o atleta presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries (intensidade de chuva, qualidade da areia, raios, etc ) que possam acontecer durante a realização do evento.
O Evento poderá ser mudado de data para 1 ou até 3 semanas posterior caso haja precipitação de grande volume de chuvas e raios, sem precisar fazer a devolução de qualquer quantia, só será ressarcido se passar o prazo máximo de 3 semanas após a data divulgada que teve à precipitação de chuvas fortes e raios.
CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado a qualquer momento pelo árbitro geral, auxiliar ou de cadeira. (Independentemente de estarem dentro ou fora da quadra)
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
• Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma
• Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis
• Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
• Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
• Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
• Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
• Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
• Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1ª penalidade: advertência verbal
2ª penalidade: perda de ponto
3ª penalidade: perda de game
4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado, sem passar pelo processo normal, acima descrito.
CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador(a), ao fazer sua inscrição no 2º Torneio de Beach Tennis Arena Beach Sports, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela diretoria da Arena Beach Sports.