REGULAMENTO TORNEIO ARENA AMAZON
1. COMPETIÇÃO
O torneio Arena Amazon será disputado no formato de duplas, nas seguintes categorias:
a) B – masculina;
b) B – mista;
c) C – masculina;
d) C – feminina;
e) C – mista;
f) D – feminina;
g) D – masculina.
2. INSCRIÇÕES
As inscrições têm número de vagas limitados por categoria e serão realizadas através do aplicativo LetzPlay.
A inscrição só será confirmada após o pagamento da mesma, e caso não seja paga dentro do prazo de 24h poderá ser cancelada dando lugar as inscrições da fila de espera.
A categoria que não atingir um mínimo de 5 duplas não será realizada.
A taxa de inscrição tem o valor individual por atleta, definido no sistema LetzPlay, de acordo com a categoria.
O encerramento das inscrições se dará com o preenchimento das vagas ou até dia 30/01/2024, o que ocorrer primeiro.
Após o encerramento das inscrições não ocorrerá devolução de valores.
Caso o atleta se inscreva em mais de uma categoria a organização não se responsabilizará por horário de jogos coincidentes se vier a acontecer em alguma etapa da disputa.
O atleta ao realizar sua inscrição se submete aos termos deste regulamento.
O atleta ao realizar sua inscrição atesta que tem plenas condições físicas e mentais de participação no evento esportivo.
O atleta ao realizar sua inscrição cede seus direitos de imagem a organização do evento para sua utilização e veiculação.
2.1. DEFINIÇÂO DE CATEGORIA E MEDIDAS POSSÍVEIS
2.2.1 - Os atletas devem se inscrever nas categorias que estão de acordo com seu nível técnico;
2.2.2 – As inscrições poderão ser avaliadas por comissão nomeada para tal e readequadas caso entenda-se necessário em decorrência de nível técnico dos atletas e histórico de participações em torneios anteriores;
2.2.3 – Caso no decorrer dos jogos da fase de grupos das categorias, perceba-se uma discrepância do nível técnico da dupla em relação a categoria em que está inscrita e jogando, a organização poderá proceder com a exclusão da dupla do torneio e o ressarcimento do valor de sua inscrição;
3. REGRAS ACESSÓRIAS
Todas as regras aqui descritas obedecem às regras vigentes da ITF e CBT.
4. SISTEMA DE DISPUTA
As categorias serão disputadas no formato Grupo + Chaves, onde na fase de grupos os mesmos serão compostos por 2 (duas) ou 3 (três) duplas, a depender do número de inscritos da categoria.
Nas categorias disputados no formato de grupos+chave, após a fase de grupos passaremos ao formato mata-mata em chaveamento com confronto entre as melhores e piores campanhas, ou seja, os confrontos serão definidos conforme as campanhas.
Havendo empate entre campanhas, a ordem de classificação das mesmas será definida através de sorteio para jogar semifinais.
4.1. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate na fase de grupos, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
4.1.1. Em caso de 2 (duas) duplas empatadas com mesmo número de vitórias e saldo de games:
1. Confronto direto.
4.3.2. Em caso de 3 (três) duplas empatadas:
2. Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º colocado);
3. Sorteio (será aplicado no caso das 3 (três) duplas terem saldo de games iguais).
4.3.3. Outros critérios importantes
• Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0;
• Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, será considerado como 6X0 o placar do confronto contra a dupla desistente, assim como em caso de WO;
• Nos grupos, a dupla que perder por WO ou desistência será automaticamente desclassificada e sua pontuação, zerada para todos os confrontos, mesmo os já jogados.
• Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se os grupos tiverem números diferentes de duplas):
5. FASE MATA-MATA DO SISTEMA DE GRUPOS + CHAVES
Os confrontos da fase mata-mata das categorias que tem sistema de grupos+chave serão definidos por campanha, com as melhores campanhas cruzando com as piores campanhas, seguindo assim sucessivamente;
Nos jogos de Semifinais será disputado 1 set de 8 games;
Os jogos de finais serão disputados em 2 sets de 6 games e havendo empate em 1x1 disputa-se um super tie;
6. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelos organizadores do evento que serão responsáveis pela condução e organização dos jogos (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela), a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, os organizadores ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
A) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
B) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
C) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
D) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
E) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
F) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
G) Conduta Anti Desportiva: toda e qualquer atitude anti-desportiva que não esteja prevista nos itens acima.
H) Roupas e Acessórios: Masculino: obrigatório usa de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga; Feminino: é permitido o uso de “top” e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior e/ou inferior.
7. PENALIDADES POR INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA
1. 1ª Ofensa: Advertência
2. 2ª Ofensa: Perda de Ponto
3. 3ª Ofensa: Perda de Game
Obs. A partir da 4ª ofensa ficará a critério da organização se continuará penalizando com perda de games ou com desclassificação do atleta faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
8. DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 – HORÁRIO E TOLERÂNCIA
Os horários dos jogos são pré-definidos e informados pela organização, sendo assim a tolerância para WxO será de 15 (quinze) minutos após a chamada do jogo para quadra.
8.2 – CASOS OMISSOS
Qualquer situação ou caso omisso neste regulamento será definida pela organização do torneio.
Atenciosamente,
Equipe A&M Gestão e Arena Amazon