REGULAMENTO:
O presente regulamento tem como objetivo estabelecer as regras e diretrizes para a realização do 6˚ Torneio Acer de Beach Tennis, realizado na cidade de Registro, nos dias 24, 25, 26 e 27 de Outubro de 2024, na Arena Clube Acer localizada na Av. Clara Gianotti de Souza, 1500 – Vila Nova Ribeira, Registro/SP, Cep 11900-000.
CRONOGRAMA PRÉVIO
Abertura das inscrições: 25/08/2024
Encerramento das inscrições: 20/10/2024
Liberação das chaves e horários: 22/10/2024
1 – INSCRIÇÕES
As Inscrições deverão ser feitas pelo LetzPlay, as mesmas poderão ser visualizadas e confirmadas a qualquer momento.
O pagamento deve ser realizado através do PIX:
Vale ressaltar que a inscrição será confirmada após o pagamento da dupla, caso não aconteça reservamos o direito de inserir uma nova dupla no lugar.
Camisetas exclusiva do torneio para os 200 primeiros inscritos. Ao realizar a inscrição o atleta deverá selecionar no LetzPlay o tamanho da camiseta e a modelagem, podendo ser unissex ou baby look.
*As camisetas serão reservadas conforme disponibilidade de tamanho por ordem de inscrição. *
1.1 – TAXA DE INSCRIÇÃO:
1˚ Lote até dia 20/09/2024
1˚ Categoria - R$ 100,00
2˚ Categoria - R$ 60,00
3˚ Categoria - R$ 30,00
2˚ Lote, após dia 20/09/2024
1˚ Categoria - R$ 110,00
2˚ Categoria - R$ 75,00
3˚ Categoria - R$ 40,00
1.2 – CANCELAMENTO
Antes do término das inscrições o reembolso será feito com desconto de 30,00 referente taxas administrativas.
Após o término das inscrições NÃO haverá reembolso.
1.3 - TROCA DE DUPLA
A troca de parceiro de dupla pode ser realizada em até 1 dia antes do sorteio dos grupos. A substituição deve ser informada para a organização do torneio. Sendo assim, o novo atleta deve estar apto a jogar a mesma categoria e além disso ter cadastro na plataforma LetzPlay.
O acerto financeiro, caso a inscrição já esteja paga, deve ser realizado entre os atletas.
Após o sorteio de grupos, nenhuma substituição de atletas poderá ser feita, desta forma o atleta que não puder comparecer no dia do torneio não terá o reembolso e perderá por WO, mas terá direito a camiseta. Exceto em caso de doença, este poderá ser substituído.
1.4 – CATEGORIAS
Serão abertas inscrições para as seguinte categorias:
*Modalidade: Duplas Masculinas
Categorias: OPEN, C, D, Fun e 40+
*Modalidade: Duplas Femininas
Categorias: OPEN, C, D, Fun e 40+
*Modalidade: Duplas Mistas
Categorias: OPEN, C, D, Fun e 50+
*Modalidade: Kids
Categoria: Sub-12
A categoria kids será para iniciantes no esporte e haverá mistura de gêneros, poderá ter dupla feminina, dupla mista e dupla masculina.
**ATENÇÃO**
- Não serão considerados na avaliação categorias com nomenclaturas diferente da nossa ( intermediário, ouro, etc.…) também não serão considerados torneios internos, fechados exclusivos de clubes, arena ou empresas.
- Nomenclaturas duplas como D/C, C/B, etc. Serão consideradas a categoria inferior.
Exemplo: se um atleta jogou na categoria C/B ele pode jogar C no nosso torneio se estiver dentro dos critérios citados acima.
-Categoria "OPEN" aberta para atletas de todos os níveis.
- Categoria "FUN" para atletas iniciantes no esporte e em torneios.
A dupla que já disputou torneio no LetzPlay, porém não passou para semifinais, poderão permanecer na categoria. Atletas inscritos que não se enquadram nesse perfil, serão avaliados pela comissão organizadora.
Serão disponibilizadas inicialmente de 12 à 18 vagas para inscrição, sendo que a organização avaliará a possibilidade de disponibilizar mais vagas conforme a adesão de inscrições nas categorias, e disponibilidade de horário para a realização dos jogos. Caso haja a adesão de poucos inscritos em uma determinada categoria, poderá ser reduzido o número de vagas nesta, aumentando assim o número de vagas em categoria com fila de espera.
2 – REGRAS DO TORNEIO
2.1 – REGRAS GERAIS
O torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
O uso da camiseta dada pelo torneio é obrigatório durante as partidas e na foto do pódio.
Jogo de duplas mistas é obrigatório os homens sacarem por baixo.
É proibido os jogadores estarem com o corpo dentro da linha dos 3 metros antes da bola tocar na raquete do sacador.
Em caso de erro no rodízio de saque a dupla adversária deverá avisar imediatamente (no mesmo game) a organização, dessa forma fica definido o cancelamento dos pontos e o game será jogado novamente do início, em caso de game finalizado será mantido o devido resultado seguindo a ordem correta do rodízio.
As categorias de duplas serão automaticamente canceladas pela organização se não atingirem um mínimo de 4 duplas e a categoria de simples o mínimo de 4 inscritos.
2.2 – JOGO CONTÍNUO
Aquecimento de 5 minutos antes do jogo, o tempo será iniciado após a organização chamar o jogo e informar que a quadra está disponível para aquecimento, caso não seja respeitado, será confirmado WO.
A primeira virada de quadra e o tie-break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 90 segundos para descanso.
Entre pontos é permitido um tempo máximo de 20 segundos.
O atleta que durante o jogo desenvolver uma condição médica tratável será permitido um tempo-fora médico, por jogo, de três minutos para o tratamento dessa condição.
2.3 – ATLETA QUE JOGAR DUAS OU MAIS CATEGORIAS
O atleta poderá se inscrever em 3 categorias diferentes, sendo uma de gênero, uma mista e uma por idade, desde que as 2 categorias respeitem o mesmo nível, com exceção da modalidade mista que somente a mulher poderá subir uma categoria, sendo a categoria base a de gênero. Exemplo: se ela joga a categoria de gênero feminino D, poderá jogar a mista C.
2.4 – CRITÉRIOS PARA WO
Tolerância de atraso de 10 minutos para o primeiro jogo do grupo, a contar do horário marcado para o início daquele grupo.
Tolerância de atraso de 5 minutos para o segundo jogo em diante de cada grupo ou fase eliminatória, a contar a partir do encerramento do jogo anterior que estava ocorrendo na mesma quadra onde o jogo foi chamado.
Nas chaves de grupos, a dupla que perder por WO ou desistência sem ter iniciado o primeiro jogo, será automaticamente desclassificada dos demais jogos do grupo.
2.5 – IRREGULARIDADE DE CATEGORIA
Serão considerados atletas em categoria irregular, aqueles que no ano de 2023/24 tenham disputado acima de 3 torneios em uma categoria de nível superior ao que está inscrito nas chancelas oficiais do esporte: FPT, Circuito Beach Tennis e torneios Open administrados pela LETZPLAY.
- Categoria "FUN" para atletas iniciantes no esporte e em torneios.
Atleta que já disputou torneio no LetzPlay, e não chegou a disputar as semifinais, poderá permanecer na Fun.
O ATLETA DEVE ESTAR CIENTE DE QUALQUER IRREGULARIDADE NA SUA INSCRIÇÃO EM CATEGORIA ERRADA.
Apenas para confirmação a organização do torneio realizará a checagem das categorias, caso seja identificado irregularidade o atleta ou até mesmo a dupla será desclassificada do torneio e será ressarcido do valor da inscrição com abatimento das taxas administrativas de R$ 30,00 por atleta, caso seja identificado antes do sorteio, após o sorteio NÃO terá reembolso.
*A qualquer momento durante o torneio a organização poderá avaliar o nível técnico do atleta e observando que está em desacordo com sua categoria, o mesmo poderá ser desclassificado. *
3 – SISTEMA DE DISPUTA
3.1 - DUPLAS MASCULINA, FEMININA E MISTA
Joga-se 1 set até 6 games, caso haja empate em 6x6, joga-se um tie-break de 7 pontos com diferença mínima de 2 pontos, exceto as Finais que serão disputadas em 1 set até 8 games, caso haja empate em 8x8, joga-se um tie-break de 7 pontos com diferença mínima de 2 pontos.
Cada grupo terá 3 ou 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos dentro do grupo.
Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase eliminatória.
O número de grupos será definido de acordo com o número de inscrições.
Caso todas as duplas façam o check-in nos horários estipulados, a ordem dos jogos será aquela estipulada no sorteio da LetzPlay. Em caso de possibilidade de antecipação de jogos do grupo, com duplas que já marcaram presença, a organização poderá alterar a ordem dos jogos mostrada no LetzPlay.
A ordem dos grupos a entrar em quadra não necessariamente seguirá a sequência numérica de cada grupo, ou seja, a organização poderá estudar a melhor maneira para que os jogos de determinado grupo não sejam seguidos quando iniciar a fase eliminatória.
3.2 – CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate dentro do grupo será levado em consideração, nessa ordem:
2 Duplas:
Confronto direto
3 Duplas:
1 Saldo de games
2 sorteio
4 – PREMIAÇÃO
4.2 – MASCULINO OPEN / FEMININO OPEN / MISTA OPEN
ACIMA DE 10 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 2.000,00 / 2˚ COLOCADO R$ 1.000,00
ACIMA DE 08 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 1000,00 / 2˚ COLOCADO R$ 500,00
ACIMA DE 06 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 600,00 / 2˚ COLOCADO R$ 300,00
TROFÉU PARA OS FINALISTAS E MEDALHA PARA OS 3˚ COLOCADO
4.3 – MASCULINO C / FEMININO C / MISTA C
ACIMA DE 10 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 800,00 / 2˚ COLOCADO R$ 400,00
ACIMA DE 08 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 600,00 / 2˚ COLOCADO R$ 300,00
ACIMA DE 06 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 300,00 / 2˚ COLOCADO R$ 150,00
TROFÉU PARA OS FINALISTAS E MEDALHA PARA OS 3˚ COLOCADO
4.4 – MASCULINO D / FEMININO D / MISTA D
ACIMA DE 10 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 500,00 / 2˚ COLOCADO R$ 250,00
ACIMA DE 08 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 300,00 / 2˚ COLOCADO R$ 150,00
ACIMA DE 6 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 200,00 / 2˚ COLOCADO R$ 100,00
TROFÉU PARA OS FINALISTAS E MEDALHA PARA OS 3˚ COLOCADO
4.5 – MASCULINO FUN / FEMININO FUN / MISTA FUN
ACIMA DE 10 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 400,00 / 2˚ COLOCADO R$ 200,00
ACIMA DE 08 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 200,00 / 2˚ COLOCADO R$ 100,00
TROFÉU PARA OS FINALISTAS E MEDALHA PARA OS 3˚ COLOCADO
4.6 – MASCULINO 40+ / FEMININO 40+
ACIMA DE 10 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 400,00 / 2˚ COLOCADO R$ 200,00
ACIMA DE 08 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 200,00 / 2˚ COLOCADO R$ 100,00
TROFÉU PARA OS FINALISTAS E MEDALHA PARA OS 3˚ COLOCADO
4.7 – MISTA 50+
ACIMA DE 04 DUPLAS INSCRITAS: 1˚ COLOCADO R$ 200,00 / 2˚ COLOCADO R$ 100,00
TROFÉU PARA OS FINALISTAS E MEDALHA PARA OS 3˚ COLOCADO
5 – COACHING
Não será permitido coaching.
Não é permitido o atleta ou a dupla receber qualquer tipo de instrução durante a partida, seja ela por meio de gestos ou sinais de forma discreta.
Os atletas em um jogo são as únicas pessoas autorizadas a estar dentro da quadra e a sentar-se no banco do jogador durante um jogo, com exceção dos staffs, funcionários ou organizadores do torneio.
6 – ORGANIZAÇÃO DE CHAMADAS DE JOGOS E RESULTADOS
Ordem de chamada serão divulgadas no app LetzPlay.
Os jogadores serão responsáveis por acompanhar a chamada e os placares dos seus jogos.
Após o termino do jogo a dupla vencedora deve informar o placar à organização.
7 – CÓDIGO DE CONDUTA
O Organizador geral, a qualquer tempo pode tomar decisões de desclassificação, correção, orientação ou apenas de um alerta, de qualquer dupla, em caso de equivoco de postura ou conduta no ambiente do torneio, dentro ou fora da quadra. Torcedores ou Visitantes que não contribuem ou são inadequados a prática esportiva saudável também serão repreendidos.
A aplicação do código de conduta: O organizador geral ou os seus auxiliares poderão interferir na partida, entrando na quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
-Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
-Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
-Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver em quadra;
-Abuso de raquete ou equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
-Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
-Abuso físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
-Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
-Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
-Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos que sejam considerados perturbadores.
Caberá a organização apontar a irregularidade.
7.1 – PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1 advertência
2 perda de ponto
3 perda de game
4 desclassificação
Qualquer outra atitude inadequada, mesmo fora das regras estabelecidas acima mas, que, interferem na qualidade do jogo ou do ambiente saudável igualmente poderão ser penalizadas a critério exclusivo da direção técnica e direção geral do evento.
8 – ROUPAS E ACESSÓRIOS
Necessária utilização da camiseta disponibilizada pela organização do torneio.
Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido uso de biquíni, tanto parte superior como inferior.
Masculino: é proibido jogar sem camiseta e também é proibido jogar de sunga.
É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
9- ARBITRAGEM
A organização, incluindo mudanças e alterações dos jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade da organização do torneio.
Será feito de tudo para que todos tenham ao máximo de brevidade possível da organização sobre qualquer alteração necessária, antes ou durante o evento.
10 – USO DE IMAGEM E DADOS
Desde já, fica ciente o atleta que o evento poderá utilizar , de forma gratuita, sua imagem e dados para materiais publicitários e jornalísticos, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação e informação pública e ao se inscrever no torneio, fica automaticamente configurado sua autorização para estas iniciativas. Portanto, cede seus direitos de imagem e dados para estes fins a organizadora do evento.
11 – RESPONSABILIDADE COM A SAÚDE
Todo o atleta ao fazer sua inscrição atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas, médicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
12 – CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo o atleta ao realizar sua inscrição declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.