REGULAMENTO INTERNO 4 FRIENDS.
1. INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser efetuadas pelo site ou app da LetzPlay.
2. DAS CATEGORIAS
Duplas Femininas: D/C, B e A.
70+ Intermediária e Avançada. (Soma das idades)
3. REGRAS GERAIS
Seguiremos as regras vigentes da ITF. Altura da rede para categorias amadoras de 1,70m.
Fica obrigatório o uso da camiseta oferecida pelo torneio, o não uso o atleta será desclassificado.
As camisetas poderão ser customizadas, desde que nenhum logo seja cortado.
As duplas poderão ser alteradas antes dos sorteios das chaves, após não será permitido nenhuma alteração, e não teremos kit atleta adicional para essa substituição.
4. CRITÉRIO PARA PERMANÊNCIA EM UMA CATEGORIA
Serão avaliados os 5 (cinco) últimos torneios do atleta, sendo considerados somente torneios abertos (flashs e internos não serão considerados). O atleta não poderá ter 2 (duas) inscrições em categoria superior nesses 5 (cinco) torneios.
Toda e qualquer denúncia sobre atletas inscritos em categoria irregular deverá ser feita antes das chaves serem publicadas. Após a publicação da chave não será mais permitido denúncia. Caso constatada a incompatibilidade técnica por parte da arbitragem do 4Friends durante o torneio, o atleta será desclassificado.
Pode uma atleta que já jogou profissional participar na categoria A?
R: Sim, desde que não esteja entre os 300 melhores do mundo, pois já é considerada profissional pela federação.
Quem pode jogar na categoria 70+ intermediária?
R: Atletas que na soma de idade de 70 ou mais, e que jogam na categoria D, C, e B
Quem pode jogar na Categoria 70+ Avançada?
R: Atletas que na soma de idade de 70 ou mais e que jogam na B e A.
5. SISTEMA DE DISPUTA
TODOS OS JOGOS serão jogados em set único até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie-break (até 7 pontos).
6. CRITÉRIO MÍNIMO PARA CHAVES
Não será realizado nenhuma categoria com menos de 3 duplas.
A forma de disputa será de acordo com cada fase, podendo ser alterada de acordo com a quantidade de inscritos.
7. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate, o critério adotado será: saldo de set´s, saldo de games e confronto direto.
8. WO.
Tolerância de 15 minutos, contado a partir do horário lançado no LetzPlay de início dos jogos, independente da ordem dos mesmos.
Se der 15 minutos e o grupo não tiver completo anunciaremos o WO.
9. DESISTÊNCIA
Caso um atleta se lesione durante uma partida. Essa partida será considerada como desistência e a vitória será considerada para a dupla que permaneceu em quadra. A quantidade de games considerada para a dupla vencedora, será de 6 ou 7 (no caso de Tie-brake). Os atletas da dupla em que ocorreu a desistência ficarão com a quantidade de games que possuíam durante o momento da desistência.
Ex: O Jogo estava 4 X 3 para a dupla que desistiu. Será considerado 6 X 4 para a dupla que permaneceu em quadra.
Caso ainda existam mais jogos a serem disputados no grupo, será convidado outro jogador da mesma categoria ou de nível similar para substituir o atleta ausente.
10. PROGRAMAÇÃO
Todos os jogos poderão sofrer alterações sem aviso prévio, preservando sempre a saúde dos atletas e com as condições climáticas no dia do torneio.
11. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares a qualquer tempo.
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao beach tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis.
Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
Abuso verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
Abuso físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
12. PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1a penalidade : advertência.
2a penalidade : perda de ponto.
3a penalidade : perda de game.
4a penalidade : desclassificação.
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
13. ARBITRAGEM
A programação, chamada de jogos, horários, informações e designações de quadras é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio,
Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao beach tenista presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o beach tenista presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries (intensidade de chuva, qualidade da areia, raios, etc) que possam acontecer durante a realização do evento.
Os casos omissos e não previstos neste regulamento, serão resolvidos pelo Árbitro.
14. PAGAMENTO E CANCELAMENTO
O pagamento da inscrição deverá ser efetuado em até 7 dias a contar da data de inscrição no Letzplay, caso não ocorra, a inscrição será cancelada automaticamente.
Para reembolso integral do valor da inscrição, o cancelamento deverá ser efetuado em até 10 dias antecedentes da data do torneio.